SOBRE O MESTE B.K.S. IYENGAR

Yogacharya Sri B.K.S Iyengar nasceu em 1918 e faleceu em agosto de 2014.  Desde sua juventude, dedicou sua vida à prática e ao ensino do Yoga.  Reconhecido mundialmente como "Maestro do Yoga", seu ensino encontra-se amplamente presente nos cinco continentes.  Suas obras traduzidas para vários idiomas, tornaram-se referências para todo praticante de Yoga.  Viveu em Puna, no sul da Índia, onde fundou, em 1975, o Ramamani Iyengar Memorial Institute, hoje dirigido por seus filhos Geeta e Prashant. 


O MÉTODO IYENGAR

O ensino de Yoga seguido por B.K.S. Iyengar está baseado nos Yoga Sutras de Patanjali, através da prática de asanas, posturas de yoga, e de pranayama, o controle da respiração.

Durante toda uma vida de prática e ensino, B.K.S. Iyengar codificou essas técnicas e definiu com precisão científica todas as ações que cada parte do corpo realiza.  Assim se garante uma prática correta, segura e de máxima eficácia.  A precisão técnica é o meio para integrar o corpo, a mente e a inteligência.  Através da prática, desenvolve-se a profundidade da percepção e a expansão homogênea da consciência em todas as partes do corpo. Esta foi a contribuição genuína de B.K.S. Iyengar ao Yoga.  

Os asanas e pranayamas assim praticados são a meditação na ação e levam a experimentação do Yoga em toda a sua dimensão.  

B.K.S. Iyengar definiu uma pedagogia sistemática e progressiva que faz o Yoga acessível a todos. Introduziu uma série de suportes que facilitam o aprendizado e abrem um amplo campo prática terapêutica. Praticar Iyengar Yoga é possível em todas as fases da vida e possibilita a expansão em todos campos da existência humana.


"Não venha a uma aula de Iyengar yoga somente para saber o que é Iyengar yoga. Em um ano você não saberá o que é Iyengar yoga. Esqueça a yoga dele. Mesmo Iyengar não será conhecido nesse período. Um ano não é suficiente. Leia todos seus livros e então saberá quais experimentos ele fez, como ele pensou o yoga, como ele jogou luz em cada aspecto do yoga."

                                                                                                                           Geeta S. Iyengar